Para reforçar a segurança do acesso, o desenvolvimento de sistemas da Doc9 adota sempre as práticas que oferecem o mais alto nível de segurança.
Por isso, além do certificado digital, alguns sistemas solicitam credenciais adicionais, como:
Usuário e senha
Em alguns casos, uma chave alfanumérica (2FA). Por exemplo: EPROC, Projudi, Esaj e alguns sistemas administrativos .
➡️ Você só precisa cadastrar essas credenciais nos sistemas que efetivamente acessa.
1. Identificação do Usuário EPROC
Para advogados, o usuário no sistema EPROC corresponde ao número do CPF.
2. Identificação da Senha EPROC
Para identificar ou redefinir sua senha, siga os passos abaixo:
Acesse o tribunal utilizando o certificado digital cadastrado.
No menu lateral esquerdo, selecione a opção Usuários, seguida por Alteração de dados pessoais.
Na seção "Contato(s)", verifique o e-mail associado à sua conta no tribunal e certifique-se de que a opção "Usar email para esquecimento de senha?" esteja marcada como SIM.
Após a validação do e-mail, clique em Encerrar sessão no canto superior direito da tela.
Retorne à página de login e selecione a opção Esqueci minha senha.
Preencha os campos solicitados com os dados do titular do certificado.
Você receberá um e-mail no endereço cadastrado no tribunal com as instruções detalhadas para atualizar sua senha.
➡️Ao concluir esses passos, você terá acesso ao seu usuário e senha do sistema EPROC.
Se tiver dúvidas, pode entrar em contato direto pelos canais de atendimento do tribunal.
Antes de tudo, é importante verificar se o usuário possui permissão para peticionar e se o grupo de restrição ao qual ele pertence está habilitado para essa ação.
Acesse o Painel do Admin.
No menu superior, clique na seta para expandir as opções.
Selecione WHOM? Gerenciador de Certificados.
Acesse Concessão de Acesso.
Localize a concessão do usuário e verifique a qual Grupo de Restrições ele está vinculado.
Verifique se a necessidade é apenas do usuário ou de todo o grupo. Caso seja exclusiva do usuário, você pode ajustar a configuração na seção Grupo de Restrições, vinculando-o a um grupo que já possua a permissão de peticionar/protocolar.
Ainda no menu superior, vá em Configurações.
Clique em Personalização para Gerenciador de Certificados.
Acesse Grupo de Restrições.
Localize o grupo desejado e clique no botão ➕ Editar.
Habilite a opção “Pode realizar peticionamento”.
Clique em Salvar alterações.
➡️ Após essa configuração, o usuário estará apto a peticionar/protocolar normalmente.
Desinstale aplicações externas como PJe Office e Shodo, que não são compatíveis nem necessários com o Whom.
Saiba como desinstalar o PJe Office e o Shodo do meu computador
Desative assinadores externos no navegador, como WebSigner e WebPKI.
Saiba como desinstalar o WebSigner e o WebPKI do meu navegador
Manter o navegador atualizado: utilize sempre a versão mais recente do Google Chrome.
⚠️Caso o erro persista, entre em contato com o suporte técnico do Whom através do botão de Suporte na Extensão ou por e-mail atendimento@doc9.movidesk.com.
Não consigo acessar o sistema, o que devo fazer?
Se ao tentar acessar um sistema aparecer uma das mensagens abaixo:
“Credenciais inválidas”
“Código 2FA inválido”
“Falha na autenticação”
🔐Isso significa que é necessário refazer o cadastro de credenciais do sistema que está tentando acessar.
Para corrigir:
Acesse o Painel do Admin.
Vá em Configurações.
Clique em Personalizações para Gerenciador de Certificados.
Entre em Cadastro de Credenciais.
Na listagem, localize o sistema.
Clique no botão ➕ Editar e atualize os dados.
Clique em Enviar para salvar.
Observação: Caso você ainda não tenha realizado o cadastro do sistema, basta clicar em Adicionar Nova e preencher os campos obrigatórios de acordo com os nossos tutoriais. Clique aqui.
Se você precisa acessar um sistema no Whom, mas ele não aparece na lista de sistemas liberados, será necessário adicionar esse sistema à concessão de acesso do usuário.
Acesse o Painel do Admin.
No menu lateral esquerdo, clique na seta para expandir as opções.
Selecione WHOM? Gerenciador de Certificados.
Acesse Concessão de Acesso.
Localize a concessão do usuário e clique no botão ➕ Editar Concessão.
Na seção Sistemas, selecione a categoria correspondente.
Na lista, encontre o sistema desejado, clique nele e depois em Adicionar.
Para finalizar, clique em Concessão de Acesso para salvar.
➡️ Após concluir esse processo, o sistema ficará disponível para o usuário no Whom.
O acesso ao 1º grau da Justiça Federal segue o mesmo padrão de identificação dos tribunais federais: “JF” (Justiça Federal) + sigla do Estado correspondente.
Por exemplos, para acessar o 1º grau do TRF4 (Justiça Federal da 4ª Região):
JFRS EPROC → Justiça Federal do Rio Grande do Sul
JFSC EPROC → Justiça Federal de Santa Catarina
JFPR EPROC → Justiça Federal do Paraná
➡️ Já para o 2º grau, basta procurar TRF4 EPROC – 2º Grau.
Aqui está a relação de tribunais da Justiça Federal para você localizar facilmente o nome correto do sistema para cada grau de jurisdição e saber se há necessidade de cadastro adicional de 2FA.
Alguns sistemas exigem a instalação de um certificado de segurança para utilização do Whom.
Devido à maior complexidade desses sistemas, é necessário que cada usuário instale esse certificado em seu computador, garantindo assim um acesso seguro e confiável.
Baixe o certificado SSL acessando o link https://goproxy.doc9.com.br/ssl no Chrome e clicando em "baixar certificado SSL".
Dê um duplo clique no arquivo "Cert" baixado e clique em "abrir".
Na nova tela, selecione a opção "instalar certificado".
No Assistente de Importação, selecione "Usuário Atual" como repositório e clique em "avançar".
Selecione "Colocar todos os certificados no repositório a seguir", clique em "procurar", escolha "Autoridades de Certificação Raiz Confiáveis" e clique em "avançar".
Clique em "Sim" na tela de confirmação.
Clique em "Ok" na confirmação final e feche as janelas de instalação.
➡️Após esses passos, o computador estará configurado para acessar esses sistemas via Whom.
⚠️ Em caso de qualquer dificuldade, entre em contato com o suporte técnico do Whom através do botão de Suporte na Extensão ou por e-mail atendimento@doc9.movidesk.com.
Os sistemas PJe não exigem cadastro de credenciais.
Eles ficam disponíveis diretamente no momento da concessão de acesso ao usuário.
Acesse o Painel do Admin.
Vá em Nova Solicitação.
Acesse Concessão de Acesso.
Na seção Sistemas, selecione a categoria de sistemas e escolha o sistema PJe desejado.
➡️ Assim, o acesso ao PJe é concedido sem a necessidade de cadastrar credenciais.
Você pode abrir o seu chamado pela extensão Whom ou por e-mail:
Na extensão do Whom, clique no botão Suporte.
Clique em Novo Chamado.
Preencha todos os campos com as informações da sua necessidade.
Clique em Enviar.
Envie sua solicitação diretamente para: atendimento@doc9.movidesk.com
➡️ Nossa equipe de suporte analisará o chamado e retornará o mais breve possível.
Para visualizar os usuários cadastrados no sistema, siga os passos abaixo:
Acesse o Painel do Admin.
No menu suspenso, clique na seta para expandir as opções 🔽.
Selecione WHOM? Gerenciador de Certificados.
Acesse Concessão de Acesso.
A lista de usuários estará disponível logo abaixo do filtro.
Utilize os filtros para refinar a pesquisa.
Situação: selecione Ativo.
Grupo de Restrição: escolha o grupo desejado.
Clique em Buscar para aplicar os filtros e visualizar apenas os usuários correspondentes.
Por padrão, a Doc9 exibe os usuários em blocos de 10 em 10.
Caso queira visualizar mais registros por vez, altere a quantidade no campo Item, localizado no canto inferior esquerdo da tela.
Para liberar o uso da plataforma WHOM para colaboradores, é necessário registrar uma nova concessão de acesso no painel administrativo.
Acesse o Painel do Admin.
Clique em Nova Solicitação > Concessão de Acesso.
Preencha o formulário, que é dividido em três blocos:
Bloco 1: selecione o grupo de restrição e o grupo de usuários (opcional).
Bloco 2: escolha o certificado, defina a validade da concessão (data e horário) e insira os dados do(s) usuário(s): e-mail, Nome completo e CPF.
É possível incluir mais de um usuário na mesma solicitação.
Bloco 3: selecione os sistemas que o usuário poderá acessar.
Finalize a solicitação clicando em Conceder Acesso para registrar a concessão.
➡️ Após a concessão, o usuário receberá automaticamente um e-mail com orientações para baixar e autenticar a extensão Whom.
Pode compartilhar com eles este vídeo tutorial!
Acesse o Painel do Admin.
Clique em WHOM? GERENCIADOR DE CERTIFICADOS.
Escolha a concessão cujo perfil será o mesmo a nova pessoa terá:
Clique no botão de + e em Reutilizar Concessão.
Defina a validade da concessão (data e horário) e insira os dados do(s) usuário(s): e-mail, Nome completo e CPF.
É possível incluir mais de um usuário na mesma solicitação.
Revise os Certificados, Grupo de Restrições e sistemas que o usuário poderá acessar.
Finalize a solicitação clicando em Conceder Acesso para registrar a concessão.
➡️ Após a concessão, o usuário receberá automaticamente um e-mail com orientações para baixar e autenticar a extensão Whom.
Compartilhe com os usuários o vídeo tutorial abaixo:
É possível realizar ações de edição nas concessões de acesso.
Acesse o Painel do Admin.
No menu suspenso, clique na seta para expandir as opções 🔽.
Selecione WHOM? Gerenciador de Certificados.
Acesse Concessão de Acesso.
Abaixo do campo de filtro, você encontrará a listagem com todos os usuários criados.
Identifique o usuário que deseja editar e clique no botão + localizado à direita da respectiva concessão.
As opções de edição são:
Editar concessão
Revogar Concessão
Reenviar dados de acesso
Reutilizar Concessão
Visualizar procuração de uso
➡️ Escolha a opção desejada e mantenha sempre os cadastros dos seus usuários atualizados.
Acesse o Painel do Admin.
No menu suspenso, clique na seta para expandir as opções 🔽.
Selecione WHOM? Gerenciador de Certificados.
Acesse Concessão de Acesso.
Por se tratar de uma ação aplicada automaticamente para todos os selecionados, o ideal é segmentar a partir do filtro somente aqueles usuários que precisam.
Use os filtros para refinar a pesquisa antes de aplicar ações em lote:
Situação: selecione Ativo.
Grupo de Restrição: escolha o grupo desejado.
Clique em Buscar.
Após aplicar os filtros:
Marque a caixa de seleção ao lado esquerdo de cada concessão ✅.
Escolha uma das opções disponíveis:
Prorrogar concessão
Adicionar sistemas
Alterar grupo de restrições
Revogar concessão
➡️ Dessa forma, você pode gerenciar várias concessões de maneira rápida e eficiente.
Acesse o Painel do Admin.
No menu suspenso, clique na seta para expandir as opções 🔽.
Selecione WHOM? Gerenciador de Certificados.
Acesse Concessão de Acesso.
Abaixo do campo de filtro, você encontrará a listagem com todos os usuários criados.
Identifique o usuário que deseja editar e clique no botão + localizado à direita da respectiva concessão.
Clique em Revogar Concessão
⚠️ Após realizar a revogação você poderá identificar os usuários revogados através do filtro: Situação > Revogadas > Buscar.
Abaixo você encontrará a listagem com todos os usuários criados. Ao clicar no botão + localizado à direita da respectiva concessão. Você encontrará Visualizar revogação de uso.
O Histórico de Uso da plataforma WHOM permite acompanhar todas as ações realizadas pelos usuários, como acessos, certificados utilizados, operações executadas e tentativas não autorizadas.
➡️ Essa funcionalidade garante transparência, segurança e rastreabilidade, oferecendo controle total sobre o uso dos certificados digitais e facilitando auditorias sempre que necessário.
Acesse o Painel do Admin.
No menu suspenso, clique na seta para expandir as opções 🔽.
Selecione WHOM? Gerenciador de Certificados.
Clique em Histórico de Uso.
Dica para refinar sua consulta
Utilize os filtros disponíveis para localizar informações com mais precisão:
(Escolha ao menos 1)
Sistema
Bloqueios
IPs
Tipo de ação
Tipo de histórico
Certificado desejado
Selecione o período de visualização (Este é um item obrigatório)
Clique em Buscar para gerar o relatório.
Você também pode solicitar o relatório por e-mail. Neste caso, preencha os filtros que deseja visualizar no histórico e clique em “Solicitar relatório por e-mail”
O Dashboard reúne as principais informações e indicadores sobre o uso dos certificados digitais da sua empresa. Com visualizações claras e intuitivas:
Resumo
Todos os dashboards agrupados por categorias.
Em Resumo Geral, você encontrará:
Certificados ativos;
Certificados expirados ou prestes a expirar;
Usuários ativos no momento.
Aba Acessos
Quantidade total de acessos;
Horários de maior acesso;
Quantidade de acessos bloqueados;
Tentativas de acesso com tokens expirados (últimos 60 dias).
Aba Sistemas Operacionais
Quantidade total de sistemas acessados;
Sistemas operacionais mais utilizados;
Quantidade de operações por sistema;
Sistemas com maior número de falhas;
Diversidade de sistemas operacionais utilizados.
Aba Usuários
Quantidade de usuários ativos por período;
Acessos e atividades por usuário (últimos 60 dias);
Tabela de Raio-X do Usuário, com informações detalhadas sobre:
Acessos no período;
Total de atividades;
Bloqueios efetuados;
Tentativas com tokens expirados;
Principais sistemas acessados (últimos 3 meses).
➡️ Dessa forma, o Dashboard oferece uma visão estratégica e completa do uso dos certificados digitais e da atividade dos usuários dentro da plataforma Whom.
Caso o sistema desejado não esteja disponível no Whom, você pode solicitar a inclusão de um novo sistema diretamente pelo painel do administrador.
Acesse o Painel do Admin.
No menu suspenso, clique na seta para expandir as opções 🔽.
Selecione WHOM? Gerenciador de Certificados.
Clique em Solicitações de novos sistemas.
Clique no botão Solicitar novo sistema.
Preencha todos os campos obrigatórios do formulário e envie a solicitação.
➡️ O time de desenvolvimento receberá o pedido, e todas as atualizações sobre o andamento serão comunicadas por e-mail.
Google Chrome
Microsoft Edge
✅ Utilizando qualquer um desses navegadores, você não deverá encontrar problemas de compatibilidade ao acessar os sistemas.
🔄 Manter o navegador sempre atualizado garante maior segurança, compatibilidade com a extensão do Whom e melhor desempenho no acesso aos sistemas.
Google Chrome
Abra o Google Chrome.
Clique no menu (ícone com três pontos verticais, no canto superior direito).
Vá em Ajuda > Sobre o Google Chrome.
O navegador verificará automaticamente se há atualizações disponíveis.
Caso exista, a atualização será feita e aparecerá a opção Reiniciar — clique para concluir.
Microsoft Edge
Abra o Microsoft Edge.
Clique no menu (ícone com três pontos horizontais, no canto superior direito).
Acesse Ajuda e feedback > Sobre o Microsoft Edge.
O navegador fará a verificação e aplicará a atualização automaticamente.
Se necessário, clique em Reiniciar para finalizar o processo.
➡️ Recomenda-se verificar atualizações regularmente ou ativar as atualizações automáticas para garantir sempre que seu navegador esteja com a versão mais recente.
⚠️ Em outros navegadores (Firefox, Safari, Opera etc.) a extensão não é suportada.
Não. Após o primeiro login, a extensão permanece conectada automaticamente, garantindo praticidade no uso diário.
➡️ O login só será solicitado novamente se o usuário clicar em “Sair”, trocar de navegador ou limpar os dados de navegação.
O acesso é feito diretamente pela extensão Whom instalada no navegador.
Ela garante que o usuário utilize apenas as permissões concedidas pelo administrador no painel e possibilita o login automático nos tribunais.
➡️ Além disso, todos os acessos ficam sob monitoramento e rastreabilidade, oferecendo mais segurança e controle.
O Whom já possui todos os requisitos técnicos para acesso aos tribunais, incluindo os PJEs.
➡️ Portanto, não haverá qualquer impacto ou prejuízo no momento da autenticação.
Para assinar documentos pelo Whom, siga os passos abaixo:
Abra a extensão do Whom no seu navegador.
No campo de busca, digite “assinatura de documentos”.
Clique em “Assinar documento”.
Escolha o formato de assinatura:
Individual → assina um único documento.
Em lote → permite assinar vários documentos ao mesmo tempo.
Selecione o local onde deseja aplicar a assinatura.
Clique em “Assinar documento”.
O documento assinado será baixado automaticamente no seu computador.
Você pode validar a assinatura de documentos diretamente no Validador de Assinaturas do Governo. Para isso:
Acesse o sistema oficial de validação.
Clique em “Escolher Arquivo” e selecione o documento assinado.
Marque a opção “Assinatura Destacada”.
Aceite os termos de uso e política de privacidade.
Clique em “Validar”.
✅ O sistema exibirá o resultado da validação, confirmando se a assinatura é válida e se está em conformidade.
Para renovar o certificado digital, siga os passos abaixo:
Acesse o Painel do Administrador.
No menu superior, clique em Configurações.
Selecione Personalizações para Gerenciador de Certificados.
Entre na aba Cadastro de Credenciais.
Clique em Configurar Certificado.
Desabilite a opção Renovar Agora e selecione Renovação Automática.
Defina o prazo para que a certificadora entre em contato antes da renovação.
Clique em Avançar.
Preencha todos os campos obrigatórios com os dados do titular do certificado.
Clique em Avançar novamente.
Revise todos os dados e clique em Enviar.
Aceite os termos apresentados.
Você será redirecionado para a tela de Cadastro de Certificados.
✅ Na coluna Renovação, deverá aparecer a mensagem ATIVO em verde, confirmando a ativação da renovação automática.
Acesse o Painel do Admin.
No menu, clique em Configurações.
Selecione Personalizações para Gerenciador de Certificados.
Entre em Cadastro de Certificados.
Localize o certificado desejado na lista.
Clique no botão ➕ e selecione Atualizar arquivo e senha do certificado.
Envie o novo arquivo e insira a senha correspondente.
Clique em Voltar.
➡️ Após salvar, o certificado atualizado já estará disponível para uso nos sistemas integrados.
Acesse o Painel do Admin.
No menu Superior, clique em Configurações.
Selecione Personalizações para Gerenciador de Certificados.
Clique em Grupo de Restrições.
Abaixo do campo de filtro, você encontrará a listagem com todos os grupos criados.
Identifique o grupo que deseja editar e clique no botão + localizado à direita e escolha a opção Editar .
A página de configuração do grupo abrirá e você poderá editar:
Permissão de peticionamento;
Uso em múltiplos navegadores;
Restrições de horários de acesso;
Bloqueio do painel de intimações;
Bloqueio de URLs específicas;
Restrição por endereço IP.
✅ A finalidade do grupo de restrições é definem regras de uso personalizadas para equipes.
⚠️ Você pode criar quantos grupos desejar e editá-los a qualquer momento, conforme a necessidade da sua empresa.
Para remover o PJe Office e o Shodo do seu computador, siga os passos abaixo conforme o seu sistema operacional:
Clique no menu Iniciar (ícone do Windows).
Vá em Configurações > Aplicativos > Aplicativos e Recursos.
Na lista de programas, procure por PJe Office e clique em Desinstalar.
Repita o mesmo processo para Shodo.
Após a desinstalação, reinicie o computador para garantir que todas as configurações sejam atualizadas.
Abra a pasta Aplicativos.
Localize PJe Office e Shodo.
Arraste cada um deles para a Lixeira.
Esvazie a Lixeira para concluir a remoção.
💡 Dica: Caso o sistema exiba uma mensagem dizendo que o programa está em uso, feche todos os navegadores e tente novamente.
O WebSigner e o WebPKI são extensões instaladas diretamente no navegador. Para removê-las, basta seguir o passo a passo abaixo, conforme o navegador que você utiliza:
Clique nos três pontinhos no canto superior direito do navegador.
Selecione Extensões > Gerenciar extensões.
Localize WebSigner e/ou WebPKI.
Clique em Remover para desinstalar cada uma delas.
Feche e reabra o navegador para concluir o processo.
Clique nos três pontinhos no canto superior direito.
Selecione Extensões > Gerenciar extensões.
Localize WebSigner e WebPKI.
Clique em Remover da Microsoft Edge.
💡 Dica: Após remover essas extensões, o acesso aos tribunais e sistemas judiciais continuará normalmente através do WHOM, que realiza as assinaturas e autenticações de forma mais segura e automatizada.
A assinatura é realizada diretamente pelo Whom.
O usuário precisa apenas anexar a peça para protocolo, e a ferramenta se encarrega de aplicar a assinatura no formato exigido pelo tribunal automaticamente.
É uma forma de autenticação em duas etapas que permite acessar +390 portais e sistemas com mais segurança e celeridade. O Whom permite que você dispense o uso do app oficial do GOV.BR e utilize sua extensão de forma prática e segura.
A configuração do duplo fator de autenticação do Gov.Br é compatível com o PDPJ?
É possível logar nos sistemas do PJe no novo modelo de acesso do PDPJ a partir da conta ouro do Gov.Br.
Sim. Gradualmente os tribunais voltarão com a obrigatoriedade do duplo fator de autenticação para logar nos sistemas do Pje - acesso unificado ao PDPJ. Para quem possui a conta a partir do nível ouro do Gov.Br, poderá realizar o acesso com o múltiplo fator de autenticação.
Em quais sistemas posso usar essa autenticação?
A configuração do 2FA é compatível com o modelo unificado de login do PDPJ, exigido por muitos tribunais para acessar o PJe e outros sistemas. Além disso, a autenticação pelo Whom funciona normalmente em sistemas que permitem acesso via conta do GOV.BR, como os principais sistemas administrativos.
Acesse aqui a lista completa de sistemas administrativos atendidos por essa solução
Acesse aqui a lista completa de sistemas jurídicos atendidos por essa solução
O Múltiplo Fator de Autenticação (MFA) é importante para aumentar a segurança do acesso à Plataforma Digital do Poder Judiciário (PDPJ) e ao Processo Judicial Eletrônico (PJe).
Além disso, o MFA protege as credenciais, previne tentativas de invasão e garante a integridade dos processos eletrônicos.
Sim, para quem tem conta a partir do nível ouro dentro do Gov.Br poderá acessar os sistemas do PJe utilizando o múltiplo fator de autenticação do gov.
O administrador acessa o painel do Whom e solicita a ativação na aba de 2FA GOV.BR.
Ele preenche alguns dados: selecionando o grupo de certificados do titular da conta, confirmando o e-mail do titular e confirmando que desativou o 2FA no app oficial.
Nossos robôs realizam a configuração em até 48h úteis.
O titular da conta recebe um e-mail com o link de acesso ao Whom Auth Web, para visualizar os códigos TOTP em casos de acessos à conta por fora do Whom.
Após isso, todos os acessos via extensão com esses certificados passam a funcionar automaticamente com 2FA ativo para manter a segurança do titular.
Não. O uso simultâneo do app oficial com o Whom invalida a configuração. O ideal é desinstalar o app para evitar bloqueios. Se o acesso for bloqueado, somente o titular pode solicitar o desbloqueio no GOV.BR.
Não. Os códigos são acessados via Whom Auth Web, um ambiente seguro e exclusivo da doc9, que simula um app autenticador no navegador. Você ainda pode adicioná-lo à tela inicial do seu dispositivo e simular o uso de um aplicativo.
Após a solicitação, o processo leva até 48h úteis. Enviaremos uma notificação por e-mail assim que o 2FA estiver ativo.
Sim. Basta repetir todos os passos desde o início, em caso de conflito ou caso tenha optado por remover a configuração temporariamente. Por isso, recomendamos remover o app do GOV.BR do celular para evitar transtornos e bloqueios.
No método MFA/2FA via e-mail, sempre que o usuário tentar acessar um portal que possui essa configuração, o sistema enviará um código para o e-mail cadastrado pelo cliente naquele portal.
Esse código tem um tempo de validade e deve ser inserido na página de login do portal para que o acesso seja concluído. Sem esse código, o login não será autorizado.
Sim. A autenticação em dois fatores via e-mail será obrigatória para todos os usuários que acessam os tribunais e sistemas que implementarem essa exigência.
Não. Essa exigência não pode ser desativada pelos usuários, pois foi determinada pelos tribunais e sistemas jurídicos como um novo requisito de segurança obrigatório.
Não. O sistema acessa somente os 20 e-mails mais recentes e lê apenas os que têm potencial de conter códigos de autenticação.
Sim. O acesso é concedido via OAuth oficial (Google/Outlook) ou conexão IMAP criptografada (TLS). Nada além dos metadados dos e-mails é armazenado.
O sistema lê o e-mail, extrai o código de autenticação 2FA/MFA (geralmente numérico) e o utiliza apenas no momento do login automatizado da credencial. Nada fica armazenado.
Não é obrigatório, mas é altamente recomendado criar um e-mail exclusivo para autenticação, o que melhora a segurança e evita ruído de mensagens irrelevantes.
✅ Sim, se for o mesmo certificado.
❌ Não, se for outro certificado (mesmo que seja o mesmo titular).
Google/Outlook: Acesse sua conta, vá em "Segurança" e revogue o acesso do app “Whom MFA”.
IMAP: Altere a senha da conta ou desative o acesso no servidor.
A conexão falhará no momento da leitura. O cliente será notificado e poderá retestar ou reconfigurar o e-mail diretamente no painel.
Não. O acesso é estritamente técnico, limitado à leitura de títulos, remetentes e conteúdos de e-mails de 2FA.
Não. Depois da configuração, o processo é 100% automatizado. Nenhuma ação manual é necessária.
Quais provedores são compatíveis?
Google Gmail
Microsoft Outlook
Qualquer outro via IMAP (ex: Zimbra, Zoho, ProtonMail com IMAP ativado)
O Whom:
Acessa apenas e-mails com conteúdo de autenticação.
Não armazena, processa ou compartilha dados pessoais do e-mail.
Atua com base jurídica no contrato com o cliente, que é o controlador da informação.
Funciona como operador no contexto da LGPD.
Se o e-mail for comprometido? O Whom usaria um código inválido?
O sistema:
Verifica formato e origem do e-mail.
Só usa códigos de remetentes autorizados (ex: naoresponda@tjsp.gov.br).
Em caso de falha, a tentativa de login é cancelada automaticamente.
O parser:
Lê o e-mail em modo texto e HTML.
Usa regex e regras baseadas no sistema de origem para extrair apenas sequências seguras (ex: 6 dígitos isolados).
Ignora links e anexos.
Não. O token de acesso é armazenado com criptografia e só é utilizado pelo robô de automação, sem acesso humano ou visualização direta.
O cliente autoriza a aplicação “Whom MFA”.
O token de acesso é gerado e armazenado com segurança.
Nenhuma senha ou dado sensível do cliente é guardado.
O refresh do token é automático, enquanto o cliente mantiver a permissão ativa.
Não. O sistema só analisa o conteúdo textual dos e-mails (texto plano ou HTML) em busca do código de verificação.
Sim, desde que seja para o mesmo certificado digital. Se os sistemas enviarem e-mails distintos com códigos, eles serão identificados corretamente.
Sim. A arquitetura da API de leitura de e-mail foi pensada para escalabilidade horizontal. A consulta aos 20 e-mails é leve e distribuída por fila. A autenticação via OAuth é independente por conta
A limpeza do cache ajuda a resolver erros de carregamento e garante que você visualize a versão mais atualizada do sistema.
Veja abaixo o passo a passo conforme o navegador que utiliza:
Clique nos três pontinhos no canto superior direito da tela.
Selecione Mais ferramentas → Limpar dados de navegação.
Na aba Básico, marque as opções:
Cookies e outros dados do site
Imagens e arquivos armazenados em cache
Em Período, escolha Todo o período.
Clique em Limpar dados.
Clique nos três pontinhos no canto superior direito.
Vá em Configurações → Privacidade, pesquisa e serviços.
Em Limpar dados de navegação, clique em Escolher o que limpar.
Selecione Cookies e outros dados do site e Arquivos e imagens armazenados em cache.
Clique em Limpar agora.
O WHOM é compatível exclusivamente com certificados digitais do tipo A1, no formato .pfx.
📄 Importante:
O arquivo do certificado A1 deve possuir a formato .pfx (ou .p12) e estar válido e ativo.
Durante a instalação no WHOM, será solicitado o arquivo do certificado e a senha de acesso definida no momento da emissão.
⚠️ Se o seu certificado for do tipo A3 (token), será necessário emitir uma nova versão A1 junto à sua certificadora para garantir compatibilidade com o WHOM.
Isso significa que, uma vez cadastrada a chave do tribunal no WHOM, ela será utilizada para todas as instâncias vinculadas àquele órgão, sem necessidade de criar chaves separadas.
💡 Exemplo:
Se você cadastrou a chave alfanumérica (token) do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), ela será válida tanto para a 1ª instância (1º GRAU) quanto para a 2ª instância (2º GRAU).
Assim, a mesma chave alfanumérica (token) garante a autenticação e o envio de documentos em todas as instâncias do tribunal, simplificando a configuração e o uso do sistema.
Siga as etapas abaixo para cadastrar um novo administrador no Portal do Administrador WHOM:
Acesse o portal do administrador WHOM.
No menu superior, clique em Configurações.
Selecione a opção Usuários.
Clique no botão “Novo” para adicionar um novo usuário.
Preencha os campos obrigatórios: Nome, E-mail e Telefone.
Role até a seção “Inteligência Jurídica – Gerenciador de Certificados”.
Marque as seguintes opções:
✅ Acessa Gerenciador de Certificados
✅ Concessões de acesso
✅ Visualiza histórico de uso
Após conferir as informações, clique em Enviar para concluir o cadastro.
💡 Dica: Certifique-se de que o e-mail informado é válido, pois ele será utilizado para o login e o recebimento de notificações do sistema.
O site de status da operação do WHOM permite acompanhar, em tempo real, a disponibilidade e o funcionamento dos serviços da plataforma.
Acesse: 🔗 https://whom-doc9.instatus.com/
Nesse painel, você pode verificar:
✅ Status atual dos sistemas (operacional, em manutenção ou com instabilidade);
🕒 Histórico de incidentes e atualizações recentes;
🔔 Notificações de manutenção programada;
📢 Comunicados oficiais sobre o funcionamento do WHOM.
💡 Dica: Recomendamos salvar o link nos favoritos para consultar sempre que houver dúvidas sobre o desempenho ou disponibilidade do sistema.
O Whom é compatível com certificados digitais do tipo A1, que ficam salvos diretamente no seu computador.
Se você já possui o certificado instalado, mas não sabe onde ele está, siga o passo a passo abaixo para localizar o arquivo. 👇
Passo 1. Entenda o que você está procurando
O certificado A1 pode estar salvo em três formatos de arquivo:
.pfx
.p12
.pkl
Esses arquivos contêm a sua identidade digital e são protegidos por senha.
Passo 2. Busque o certificado no Windows
Clique na barra de pesquisa do Windows (ícone de lupa na barra inferior).
Digite: .pfx
Esse é o formato mais comum. Mas você pode tentar também por .p12 ou .pkl
Aguarde alguns segundos: se o arquivo aparecer nos resultados, você verá à direita o local onde ele está salvo.
Clique em “Abrir local do arquivo” para confirmar.
📩 Ainda não localizou?
Caso o arquivo não esteja mais no seu computador, não se preocupe!
Basta acessar o e-mail enviado pela sua Autoridade Certificadora (como Serasa, Soluti, Certisign etc.) e baixar novamente o certificado.
No MAC você tem 2 opções para localizar o seu certificado A1.
Opção 1 – Buscar manualmente
Abra o Finder (ícone de rosto azul no Dock).
No menu lateral, selecione "Todos os meus arquivos" ou "Downloads", "Documentos", "Desktop" — dependendo de onde costuma salvar arquivos.
No campo de busca no canto superior direito, digite: .pfx ou .p12
Pressione Enter.
O sistema vai listar todos os arquivos com essas extensões — normalmente o nome do arquivo traz algo como o seu nome, o nome do escritório ou da autoridade certificadora.
Opção 2 – Verificar se está instalado no Acesso às Chaves
Se o certificado já foi instalado:
Abra o app Acesso às Chaves (Spotlight → digite “Acesso às Chaves”).
No canto superior esquerdo, selecione “login” e “Meus certificados”.
Procure um certificado com seu nome ou o nome da empresa.
Clique duas vezes para ver detalhes como:
Validade
Autoridade emissora (Serasa, Soluti, Certisign, etc.)
Tipo: se estiver listado como chave privada e pública, é um A1.
⚠️ Dica extra
Se você não encontrar o arquivo .pfx/.p12, mas o certificado está no Acesso às Chaves, ele já foi instalado — mas talvez você precise exportá-lo para usar em outro sistema.
Para exportar:
Clique com o botão direito no certificado → Exportar.
Escolha o formato .p12.
Crie uma senha de exportação (guarde bem, será necessária para importar depois).
Acesse o Painel do Admin.
Clique em Nova Solicitação
Selecione Concessão de Acesso ou Concessão de acesso a Múltiplos Certificados (se você tiver 1 ou mais certificados).
Preencha o formulário, que é dividido em três blocos:
Bloco 1: selecione o grupo de restrição e o grupo de usuários (opcional).
Bloco 2: escolha o(s) certificado(s), defina a validade da concessão (data e horário) e insira os dados do(s) usuário(s): e-mail, nome completo e CPF.
É possível incluir mais de um usuário na mesma solicitação, preenchendo os dados (nome completo, e-mail e CPF), clicando no botão "Adicionar" e assim por diante.
Bloco 3: selecione os sistemas que o usuário poderá acessar.
Finalize a solicitação clicando em Conceder Acesso para registrar a concessão.
➡️ Após a concessão, o usuário receberá automaticamente um e-mail com orientações para baixar e autenticar a extensão Whom.
Acesse o Painel do Admin.
Clique em Nova Solicitação
Selecione Concessão de Acesso ou Concessão de acesso a Múltiplos Certificados (se você tiver 1 ou mais certificados).
Preencha o formulário, que é dividido em três blocos:
Bloco 1: selecione o grupo de restrição e o grupo de usuários (opcional).
Bloco 2: escolha o(s) certificado(s), defina a validade da concessão (data e horário)
Clique no botão Selecionar arquivo, faça o download do modelo para o seu computador e preencha com as informações de CPF,NOME,EMAIL.
Atenção para algumas orientações:
Você precisa criar uma planilha para cada grupo de restrição que for cadastrar.
Todas as informações devem ficar na mesma coluna [A] CPF,NOME,EMAIL.
As informações cadastrais devem ser separados apenas por vírgula. CPF apenas números.
A planilha deve ser salva no modelo .CSV.
Bloco 3: selecione os sistemas que o usuário poderá acessar.
⚠️ Finalize a solicitação clicando em Conceder Acesso para registrar a concessão.
➡️ Após a concessão, o usuário receberá automaticamente um e-mail com orientações para baixar e autenticar a extensão Whom.
Acesse o portal do administrador Whom
Vá em Configurações
Selecione Personalizações para Gerenciador de Certificados
Clique em Cadastro de Certificados
Selecione o botão de + e escolha a opção Atualizar arquivo e senha do certificado
Clique no botão Escolha o arquivo do seu computador, você vai buscar o arquivo novo e clicar em abrir
Informe a Senha do certificado novo no campo acima e
Clique em ENVIAR
Após preencher os dados solicitados o sistema retorna para a página de Cadastro de Certificados.